quarta-feira, 24 de março de 2010

Em casa!

Olá queridos amigos!
Estamos em casa desde o domingo.
Desculpe pela ausência aqui, mas tinha tanto o que fazer que foi correria.
Ok, agora os dados:


Procedimento realizado: Funduplicatura a Nissen. D


'Esta cirurgia, que consiste em reforçar o esfíncter inferior do esófago utilizando a parte superior do estômago, está indicada para o tratamento da doença do refluxo gastro-esofágico (DRGE). A intenção é criar uma área de pressão ao nível do esfíncter esofágico inferior, construindo uma espécie de gravata à sua volta que evite a ocorrência do refluxo. A fundoplicatura de Nissen está indicada em doentes que não respondem ao tratamento medicamentoso ou que necessitam de tratamento prolongado e agressivo; ou ainda em doentes com esofagite severa com alto risco de desenvolverem complicações.'

Duração da cirurgia 4 horas.
Anestesia e geral e peridural com morfina.

A Anita já estava bem após a cirurgia. Como a Peridural foi com morfina, ela não devia estar sentindo dor, mas chorava ao ir para a UTI. Provavelmente estranhando tudo pelo caminho. Som, cheiro, luz. Ela ficou super bem. Já foi liberada na manhã do dia seguinte. Recebeu soro glicosado pela gastrostomia no 2º dia após a cirurgia. Aos poucos fomos introduzindo a dieta dela até chegar no volume e tempo correto. Ela esteve ótima. Dormiu bem. Reclamou pouco. Tomou analgésicos de 3/3 horas, intercalados. No dia que ela teve alta, ela passou mal em casa. Talvez porque recebeu muito 'colinho'... =) mas fez muita ânsia de vômito e simplesmente não vomitou. Fiquei apavorada. Chamei minha cunhada que tem 3 filhas e muito mais experiência. Ela me disse que achava que a Anita não poderia mais vomitar. E eu achei um absurdo e não levei em consideração, mas era isso sim. Ontem fomos na cirurgiã para a retirada dos pontos e ela explicou que a Anita não vai mais vomitar pela boca. Sempre que ela nausear , preciso deixar a sonda aberta por uns 30 minutos e só. Eu não muito o que pensar... mas enfim, o importante é que ela está bem! Agradecemos pelos e-mails recebidos assim como as ligações e visitas!

Ela ainda não retirou os pontos. voltaremos na médica em 15 dias. A cicatrização está começando e parece muito bem. Estamos usando uma pomada chamada Contractubex para evitar aquele vermelhão.

Obrigada Dra Aline! Estamos em débito para sempre com a senhora! Somos sua fã!

Um comentário:

  1. muita saude pra ela viu deus é bom e nao falha muita força nessa fase !
    estou orando por ela !
    abraços Jean

    ResponderExcluir